quarta-feira, 14 de abril de 2010

A mulher no mercado de trabalho

Foi publicada na Revista Época uma pesquisa feita pela consultoria americana Novations, representada no Brasil pela Across, nos EUA. Um tanto quanto intrigante para nos mulheres.


Mostra um pouco da natureza mesmo de ambos os sexos. Como o resultado da pesquisa mostra que as mulheres são modestas ao se avaliarem no quesito profissional já os homens gostam de se gabar dos seus desempenhos, não só na área profissional, mas como em todas as áreas ambos tem essas características.

As hipóteses que a escritora, Daniella Cornachione, gera a respeito da pesquisa são sugestivas. Acredito que a mulher não se intimide por modéstia, mas sim por insegurança de um poder que a mulher ainda está conquistando, pois há anos atrás não tínhamos nem poder de voz. Tenho que admitir que já trabalhei algumas vezes com mulheres na chefia, e a experiência que tive não foi agradável, o gerenciamento era ruim e desorganizado.

Muitas mulheres trabalhando num mesmo setor geram alguns conflitos desnecessários. Por isso às vezes as mulheres preferem nem se envolver tanto, como uma chefia para evitar dores de cabeça. Mas temos muitas mulheres esforçadas e batalhadoras que ainda optam por um negocio próprio.

Analisando o livro da psicóloga, “o Paradoxo Sexual” a obra mostra exatamente o que falei que tudo passa da biologia dos gêneros e seus objetivos. Um dos exemplos que a autora coloca é que freqüentemente, mulheres competentes e talentosas optam por assumir cargos de menor responsabilidade ou preferem trabalhar durante meio expediente para dar atenção aos filhos e à família. Os homens, por outro lado, são competitivos e preocupam-se com a carreira.

Agora no final da pesquisa são colocados os dados de como foi realizado o estudo, que os gerentes avaliaram os subordinados, e os subordinados avaliaram a si próprios, mas e quem avalia os gerentes?

Para saber mais sobre a reportagem acessem Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário